domingo, 28 de novembro de 2010

ASSANTO visita famílias beneficiadas pelo Programa 1 MILHÃO DE CISTERNAS e orientam no tratamento da água

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMI-ÁRIDO - UM MILHÃO DE CISTERNAS RURAIS-P1MC

ASSANTO visita famílias beneficiadas pelo Programa 1 MILHÃO DE CISTERNAS no Distrito de Santo Antonio. Esta comunidade foi atendida com mais de 20 unidades de cisternas.

Família Marinho 

Família Moura

Depoimento da dona de casa Mirian Alves


Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), coordenado pela Articulação do Semi-Árido (ASA), uma coalizão de mais de 750 entidades e organizações da sociedade civil de 11 estados - Igrejas Católica e Evangélica, ONGs de desenvolvimento e ambientalistas, associações de trabalhadores rurais e urbanos, associações comunitárias, sindicatos e federações de trabalhadores rurais, movimentos sociais, organismos de cooperação nacionais e internacionais, públicos e privados.
A cisterna é construída por pedreiros das próprias localidades, formados e capacitados pelo TERRA VIVA e, pelas próprias famílias, que executam os serviços gerais de escavação, aquisição e fornecimento da areia e da água. Os pedreiros são remunerados e a contribuição das famílias nos trabalhos de construção se caracteriza com a contrapartida no processo. Se a água da cisterna for utilizada de forma adequada – para beber, cozinhar e escovar os dentes – dura, aproximadamente, oito meses.
Cada cisterna tem capacidade de armazenar 16 mil litros de água. Essa água é captada das chuvas, através de calhas instaladas nos telhados. Com a cisterna, cada família fica independente, autônoma e com a liberdade de escolher seus próprios gestores públicos, buscar e conhecer outras técnicas de convivência com o Semi-Árido e com mais saúde e mais tempo para cuidar das crianças, dos estudos e da vida, em geral.

SEGURANÇA E TRATAMENTO DA ÁGUA DA CISTERNA

Água de Qualidade: Um Direito de Todos!

Muitas famílias que vivem no Semi-Árido brasileiro ainda enfrentam sérias dificuldades em garantir água para beber e cozinhar. De fato, as pessoas caminham quilômetros para buscar água em açudes e barreiros, partilhando com animais que urinam e defecam nela. Esta água contaminada é, muitas vezes, a única disponível e por isso, utilizada para todos os gastos da família, inclusive para beber e cozinhar.
Com as cisternas de placa a água será armazenada proveniente das chuvas e com melhor qualidade, mais apesar de ser boa e de melhor qualidade em relação a água de barreiros e cacimbas, é importantíssimo que seja feito o tratamento da água para melhorar ainda mais a sua qualidade.

Como Tratar a Água da Cisterna

É muito simples tratar a água de beber e cozinhar. Basta fazer a cloração da água usando cloro em pó ou Água Sanitária.

USO DA ÁGUA SANITÁRIA: Recomenda-se usar 1ml para cada 10 litros de água, ou uma colher de sopa para cada 20 litros de água. Após a aplicação deve-se esperar 1 hora antes de consumir.
USO DO CLORO EM PÓ: Recomenda-se 3 gramas para cada 1000 litros de água. Assim, para uma cisterna de 16.000 litros são necessários 48 gramas para cloração.

IMPORTANTE!!!
O Cloro em pó deve ser diluído em água antes de ser espalhado na água da cisterna.

Quantidades

Para 16000 litros - 1600ml de Água Sanitária (8 copos de 200ml).
Para 1000 litros - 100ml de Água Sanitária (2 copinhos de café ou meio de 200ml).
Para 200 litros - 20ml de Água Sanitária (pode-se usar uma seringa para medir).
Para 20 litros - 2ml de Água Sanitária (pode-se usar uma seringa para medir).
Para 1 litro - 0,045ml de Água Sanitária (duas gotas).
Só poderão consumir após 30 minutos no mínimo!

Cuidados Importantes Com as Cisternas

*As águas das primeiras chuvas servem para lavar o telhado, devendo ser desprezadas;
*Os encanamentos devem ser lavados todos os anos com água sanitária;
*Recomenda-se a utilização de bombas manuais para retirada de água das cisternas;
*As cisternas devem permanecer sempre bem fechadas para evitar a entrada de animais e insetos;
*Uma cerca deve isolar a área da cisterna evitando o acesso de animais domésticos e crianças menores.

Outras Dicas Importantes

A prática da cloração da água é fundamental para a melhoria da qualidade consumida pelas famílias rurais;
É importante utilizar somente a quantidade de cloro em pó e/ou água sanitária recomendada. Ambos são produtos químicos e podem causar danos a saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário